domingo, 21 de junho de 2009

FORUM

GRUPO OU AGRUPAMENTO?

A genealogia do termo traz implícitas as noções de igualdade e enlace entre os membros. A distinção entre grupo e agrupamento por sua vez, é inferida do uso do termo na renascença quando este era utilizado para denominar um conjunto de esculturas, uma vez que olhá-las em grupo conferia um sentido distinto de olhá-las uma a uma. Mills define grupo como: “unidades compostas de duas ou mais pessoas que entram em contato para determinado objetivo.

Os integrantes estão reunidos em torno de um interesse em comum. No grupo, o todo é maior do que as partes, ou seja, um grupo se constitui como uma nova identidade sendo mais do que apenas o somatório dos seus membros. É preciso que se mantenham discriminadas as identidades individuais, de forma que as pessoas mantenham as sua individualidade e não virem uma massa indiscriminada.

Um grupo é formado por um conjunto de pessoas, a comunidade é formada por um conjunto de grupos e a sociedade é o conjunto interativo de várias comunidades é preciso que haja alguma forma de interação efetiva entre os membros do grupo, ou seja, que seja estabelecido algum tipo de vinculo entre os integrantes

O trabalho em grupo proporciona uma interação entre as pessoas, onde elas tanto aprendem como também são sujeitos do saber, mesmo que seja apenas pelo fato da sua experiência de vida. Ao mesmo tempo em que aprendem ensinam também. Um mero fato de estarem reunidos configura uma espécie de “alma coletiva” que induz os sujeitos a sentir, pensar e agir como não fariam em separado. A necessidade de inclusão é definida como a necessidade de se sentir integrado, valorizado, aceito totalmente pelos demais. O individuo quer ser valorizado por sua competência e aceito como pessoa. Surge também o conceito de interdependência entre os membros.

O grupo coeso estruturado é um grupo ideal, acabado, como se os indivíduos envolvidos estacionassem e os processos de interação pudessem se tornar circulares. (Lane, 1985).


Qual a definição de um grupo coeso e estruturdo na sua concepção?


Nenhum comentário: